quarta-feira, 12 de março de 2014

Creme de Pasteleiro

Creme de Pasteleiro

Ingredientes
- 500g de Leite
- 100g de açúcar
- 70g de farinha de milho
- 4 Gemas de ovo
- 1 Pau de canela
- Casca de 1 limão

Preparação
Ponha o açúcar e a farinha numa tigela, junte as gemas uma a uma, misture bem entre cada adição. De seguida junte aos poucos e mexendo sempre cerca de 100m de leite, reserve. Os restantes 400ml de leite ponha num tacho e leve ao lume com o pau de canela e casca de limão, deixe levantar fervura. Rejeite a casca de limão e o pau de canela, junte aos poucos mexendo sempre ao preparado reservado. Transfira para o tacho, leve a lume moderado, mexendo sempre até atingir o ponto de creme. Retire do tacho para um recipiente frio, tape com película aderente para evitar formação de crosta.

Preparação Mycook
Coloque a pá misturadora. Ponha no jarro o leite, o açúcar, a farinha, pau de canela e casca de limão. Selecione 6 minutos, 100.ºc, velocidade 4. No último minuto acrescente as gemas através do orifício da tampa. Rejeite a casca de limão e o pau de canela. Sem temperatura, selecione um minuto, velocidade 4. Retire do jarro para um recipiente, tape com película aderente para evitar formação de crosta.
A receita original do creme de pasteleiro é feita com farinha de milho. No entanto, eu já o confecionei com farinha e amido de milho e também farinha de trigo.
As diferenças: confecionado com farinhas de trigo ou milho, fica mais macio, quebradiço e fácil de trabalhar, sobretudo frio. Leva mais tempo a atingir consistência.Confecionado com amido atinge mais rapidamente a consistência, fica mais elástico enquanto quente e duro depois de frio. Confecione-o de acordo com as utilizações que lhe vai dar.
O creme de pasteleiro tem imensas utilizações na pastelaria, tais como, recheio e cobertura de bolos, base de tartes, etc. Simples e polvilhado com canela, uma delícia. 

1 comentário: