sexta-feira, 7 de março de 2014

Semifrio de Chocolate e Laranja

Semifrio de Chocolate e Laranja

Base pão de ló - Ingredientes
- 250g de farinha
- 250g de açúcar
- 9 Ovos
- 1 Colher chá de fermento em pó
- Papel vegetal e margarina q.b.

Creme de chocolate - Ingredientes
- 1 Litro de leite
- 250g de chocolate em pó
- 200g de açúcar
- 80g de farinha
- 80g de margarina
- 5 Folhas de gelatina

Calda de Açúcar - Ingredientes
- 100g de Açúcar
- 200g de água
- 2 Laranjas

Preparação
Bata os ovos até duplicar de volume, junte o açúcar e bata até obter um creme fofo. Adicione a farinha e o fermento, peneirados e envolva bem, com umas varas.
Coloque a massa num tabuleiro (30cmx40cm) forrado com papel vegetal, ambos untados de margarina. Leve ao forno a 200.ºc durante 15 minutos, retire e deixe arrefecer.

Calda de Açúcar
Leve ao lume, a água, o açúcar e o vidrado de uma laranja, cerca de 5 minutos, junte o sumo de uma laranja. Corte a outra laranja às rodelas fininhas, deixe ficar na calda, reserve para arrefecer.

Creme de chocolate
Ponha a gelatina a demolhar em água fria. Coloque o açúcar e a farinha num tacho e misture. Aos poucos junte o leite e misture bem, leve ao lume mexendo sempre com umas varas até a engrossar, não deixe ferver.
Ainda quente, junte as folhas de gelatina escorridas e a margarina até dissolverem bem. Vá mexendo para não ganhar crosta.
Forre com papel vegetal o fundo de uma forma amovível (30cm de diâmetro). Corte tiras de pão-de-ló, forre as paredes e fundo da forma. Eu usei apenas duas tiras grandes para forrar as paredes, mas podem cortar pequenas tiras, também fica bem.
Regue o pão-de-ló com a calda, cubra com o creme de chocolate, repita as camadas, termine com o creme. Deixe no frio até solidificar.
Desenforme, decore a gosto com as rodelas de laranja e polvilhe com coco ralado.

Sugestão
podem substituir o pão-de-ló por palitos de la rene, cortando uma das pontas para se manterem de pé junto das paredes da forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário